Conheça as Soft Skills
- Anny Oliveira

- 25 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Clique aqui e saiba mais.
Você conhece as Soft Skills? Observe comigo o seguinte cenário: Um profissional possui experiências expressivas, domina mais de um idioma, e um currículo invejável, muitos cursos na carreira, mas apesar de ter surpreendido positivamente os recrutadores após a contratação não entregou o rendimento e retorno esperados. Ao responder o Assessment foi constatado baixo índice de desenvolvimento das soft skills. Conclusão? Prejuízo para empresa que teve gastos com a contratação e agora demissão, sem falar no novo processo seletivo para ocupar a vaga. Prejuízo para a equipe e para o ambiente organizacional, morosidade e complicações no bom desenvolvimento do trabalho. Prejuízo para o profissional que empregado fez sua prospecção financeira, pautados nos recursos financeiros do salário acordado, além do desgaste emocional.
Claro que a organização conhecendo todo o transtorno e ônus envolvido em tal admissão, não contrataria o profissional, antes no processo seletivo iriam fazer a investigação do nível de desenvolvimento da soft skills.
As soft skills são as habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. Tais habilidades formam um conjunto impreterível para que o profissional possa desempenhar bem posições estratégicas e consequentemente alcançar seus objetivos na organização.
O modo mais fácil de compreender as soft skills e sua importância é observar a capacidade de lidar bem com as próprias emoções o que denominamos inteligência emocional.
São várias as soft skills esperadas e elas estão diretamente relacionadas à área de atuação do profissional, contudo todo profissional, independente da posição que ocupa na carreira, precisa de inteligência emocional para o bom desenvolvimento do trabalho e principalmente alcançar os objetivos.
Outros exemplos de soft skills são flexibilidade, resolução de conflitos, ética, comunicação eficaz, colaboração, organização, liderança, empatia, ética, resiliência, resolução de conflitos, gestão de equipes, pensamento criativo, negociação, trabalho sob pressão, relacionamento interpessoal entre outras
Como você pode ver, todas elas trazem benefícios para a vida pessoal, mas também e tendem a se tornar muito importantes para as empresas em processos seletivos nos próximos anos. Se você está se preparando para o mercado de trabalho e quer se tornar um profissional completo, precisa dominar esse conceito.
De certa forma, soft skills são competências que criamos a partir da nossa experiência, não somente profissional, ao lidar com o mundo à nossa volta. Se somos engenheiros, médicos ou advogados, nesse caso, não importa: qualquer pessoa pode ser uma especialista quando o tema são soft skills.
Segundo Goleman, existe um lacuna muito grande entre o que os líderes esperam de recém-formados e o que esses recém-formados oferecem. Isso faz com que a maioria dos jovens em início de carreira não estejam prontos para o trabalhos.
“Na maioria dos casos, os contratados são inteligentes, ambiciosos e sabem usar tecnologia. Provaram que conseguem fazer o trabalho. São comprometidos e apaixonados pela ideia de ascender na carreira. Então, o que falta nesses profissionais?”, questiona Goleman.
Segundo o estudioso, a resposta é simples: jovens não dão a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho, ainda que as habilidades que ela envolve são cruciais para ter foco, motivação e colaborar de maneira produtiva.
E você? Vai ficar aí estagnado, ou está pronto para desenvolver suas habilidades emocionais e ganhar propulsão pessoal e profissional?




Comentários